Quais cuidados observar na compra de imóvel usado? Saiba agora!

2018-09-28

6 MIN. DE LEITURA

A compra de imóvel usado é um grande investimento, porém, muitas pessoas não conhecem os riscos envolvidos nessa aquisição e focam apenas em observar algumas características e o valor do bem antes de fechar negócio.

Entretanto, tomando algumas precauções e contando com apoio profissional, é possível fazer uma boa avaliação para evitar transtornos e prejuízos após assinar o contrato.

Para explicar melhor o assunto, preparamos este post falando sobre os principais cuidados na hora de comprar um imóvel usado, o que deve ser avaliado e como um advogado pode ajudar. Continue a leitura e se informe!

Quais são os principais cuidados na compra de imóvel usado?

Existem alguns pontos que exigem atenção do comprador antes de adquirir um imóvel, para ter certeza de que ele está em boas condições e que será possível fazer a transferência do bem após fechar o contrato. A seguir, listamos os principais cuidados que você deve observar.

Avaliar as condições do imóvel

O primeiro cuidado na compra de imóvel usado é fazer uma avaliação detalhada da estrutura. É preciso ter certeza de que ele está em boas condições, para evitar surpresas desagradáveis com reformas e outros gastos após a compra. Alguns exemplos de itens que devem ser observados:

  • condições das instalações hidráulicas e elétricas;
  • existência de rachaduras ou vazamentos nas paredes;
  • condições dos pisos e paredes;
  • funcionamento de maçanetas, fechaduras e dobradiças.

Enfim, todas as características devem ser bem avaliadas para ter certeza do que você está comprando. Se for possível, contrate um profissional para fazer uma vistoria completa, assim ele poderá identificar eventuais defeitos.

Nesses casos, você pode solicitar para o vendedor que ele faça os consertos necessários ou negociar descontos proporcionais ao custo e aos transtornos que você terá para fazer as reformas. O fundamental é fazer uma avaliação detalhada para garantir que você não seja surpreendido com os defeitos após a aquisição.

Fazer uma pesquisa de mercado

Outro cuidado importante é fazer uma pesquisa de mercado para compreender melhor os preços praticados pelas imobiliárias. Quando encontrar um imóvel de seu interesse, compare com outros que tenham características semelhantes, como a localização, tamanho e idade da construção.

Esse é um cuidado importante para ter uma noção sobre os preços praticados e ter mais facilidade na negociação. Se o vendedor pedir um valor muito elevado, você terá argumentos para tentar melhores condições. Por outro lado, um preço muito abaixo do praticado na região pode ser indício de que o imóvel tem algum problema, um sinal para ter ainda mais atenção na vistoria e análise de documentos.

Verificar a documentação do imóvel

A documentação é o ponto fundamental na hora de comprar um imóvel, pois ela contém todos os registros a respeito do seu proprietário, eventuais restrições e qualquer dado que o comprador deva conhecer antes de efetivar a compra.

Também é importante verificar a documentação do vendedor, para ter certeza de que ele não está envolvido em problemas judiciais que podem impedir a venda ou trazer prejuízos para o comprador.

Analisar o contrato de compra e venda

Finalmente, você deve analisar atentamente o contrato de compra e venda. Leia todas as cláusulas, conferindo os dados do proprietário e condições do imóvel, os direitos e deveres das partes, as consequências pela desistência do negócio e informações sobre o pagamento.

Caso discorde de algum ponto, negocie os termos e solicite que o vendedor faça as alterações no contrato antes de assiná-lo. Para garantir que todos os seus direitos serão resguardados, você pode contratar um advogado para fazer verificar o documento e esclarecer todas as suas dúvidas.

Quais os documentos necessários para comprar um imóvel usado?

A documentação necessária para a compra de imóvel usado é, basicamente, a mesma que deve ser avaliada ao comprar imóveis novos. Além dos documentos específicos das partes, como RG, CPF e comprovante de renda, é fundamental analisar todos os documentos referentes ao bem. Entre eles:

  • cópia da matrícula atualizada;
  • certidão negativa de ações cíveis, trabalhistas e federais que estão tramitando na justiça;
  • certidão negativa de dívidas tributárias perante os órgãos executivos fiscais federais, estaduais e municipais.
  • certidão negativa de ônus reais atestando a inexistência de débitos pendentes;
  • certidão negativa do IPTU até a data da venda;
  • “Habite-se”;
  • comprovantes de pagamento de dívidas condominiais, se o imóvel for localizado em condomínio;

É importante contar com uma boa assessoria jurídica antes de fazer a aquisição. Ela poderá indicar todos os documentos necessários para uma análise completa de riscos.

A importância de verificar os documentos

A documentação do imóvel permite verificar se ele está regularizado e se não há impedimentos para a venda. Por exemplo, um imóvel recebido como herança deve ter passado pelo processo de inventário antes, caso contrário, o comprador terá trabalho para regularizar, gerando mais custos.

As dívidas do imóvel ou do vendedor também podem atrapalhar a compra, pois o bem pode ter sido penhorado ou indicado para penhora em alguma ação de execução contra o proprietário antes da venda. Nos dois casos, o comprador enfrentará problemas após fechar negócio para resolver a questão ou reaver o dinheiro investido.

Por isso, observar a documentação é fundamental: essa é a única forma de garantir que o vendedor é realmente o dono ou que tem os poderes necessários para negociá-lo. Somente assim você terá a certeza de que o imóvel pode ser vendido e de que não há nenhuma pendência sobre o bem, evitando problemas como os gastos com a regularização ou, até mesmo, a perda do imóvel.

Como um advogado pode ajudar nesse processo?

Para garantir uma boa compra é preciso analisar diversos documentos, que envolvem o proprietário e o imóvel. Além disso, também é preciso ter atenção ao contrato e conferir se todas as condições acordadas entre as partes estão claras e se não são abusivas.

Um advogado tem o conhecimento sobre todos os documentos necessários e itens que devem ser analisados pelo comprador. Assim, ele poderá ir atrás de toda essa documentação para o cliente, fazer uma análise completa e avaliar todos os riscos.

O cliente receberá um feedback e poderá contar com apoio profissional nas demais fases do negócio, como na elaboração ou análise do contrato, na lavratura da escritura pública e no registro do imóvel. Dessa forma, o ideal é contratar um advogado especializado em direito imobiliário antes mesmo de formalizar a compra.

Contudo, se você fez toda a negociação sozinho e se deparou com problemas somente após a compra, ainda é possível procurar o auxílio profissional: ele poderá analisar a situação e encontrar o melhor caminho para o seu caso, entrando com a ação judicial cabível para resguardar os seus direitos.

Observando esses cuidados e contando com a ajuda profissional na compra de imóvel usado, você poderá esclarecer todas as dúvidas sobre o negócio, garantindo mais segurança e tranquilidade para na aquisição.

Gostou deste post? Está pensando em comprar um imóvel usado, mas não sabe se deve fechar negócio? Então entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Scroll to top